1 de novembro de 2010

Passeio em Petrópolis


Para as noivinhas cariocas e mineiras que querem fazer um passeio diferente de fim de semana ou para as noivinhas que farão uma lua de mel curtinha, aí vão algumas ideias do que fazer e onde comer em Petrópolis. Como tinha contado para vocês neste post, passamos dois dias lá, por conta do feriado de 12 de outubro (segunda e terça).





Quarto do hotel

{Onde comer}

  • Lago Sul Churrascariaexatamente em frente ao Quitandinha, do outro lado do lago. Ambiente rústico, servem um excelente churrasco ($$).


Dani ficou emocionado com tanta comida!
Sempre quando ia a Petrópolis com meu pai na infância e adolescência, esta churrascaria era parada obrigatória!


  • Chocolateria Katzna Rua do Imperador. Ótima pedida para um pedaço de torta ($) e chocolates de fabricação própria a peso ($$$). Também minha velha conhecida!


Café espresso com chantilly e torta de chocolate
A torta era enoooorme ($), a foto não faz juz ao tamanho dela! Muito boaaa!

Calma, era uma torta pra cada!  - eu e Dani


  • Café do Museu Imperial - para um chá da tarde. Serve almoço com prato pronto, o famoso PF ($).





  • Restaurante Imperatriz Leopoldina no Hotel Solar do Império - nossos pratos foram $$, mas também havia opções mais em conta no menu.

Entrada do Hotel Solar do Império

Camarões ao molho cítrico e arroz de jasmim com nirá 


{O quê fazer}


  • Passear de charrete, carruagem ou 'vitória' - passeio pelas ruas onde se encontram a maioria dos conservados palacetes que pertenceram à aristocracia pré-republicana.  Passa em frente ao Palácio da Princesa Isabel,  à Praça 14 Bis, à Casa dos Sete Erros, à Casa do Barão de Mauá e tantas outras.


O frio dava gosto, não tivemos coragem de andar de charrete desta vez!


Universidade Católica de Petrópolia

  • Fazer compras na Rua Teresa - ver dica sobre compras abaixo
  • Passear em Itaipava - fica a aproximadamente 20 minutos do centro de Petrópolis [de carro].


{Onde ir}

  • Museu Imperial - é proibido fotografar dentro do museu.





Jardim do Museu - A casinha amarela simpática é o Café do Museu!



Achei essa árvore tão bonita... Será que ela já estava aí nos idos de 1800?







  • Centro de Petrópolis

Rua da Imperatriz

Rua da imperatriz


Rua do Imperador


Rua do Imperador - Museu Imperial à direita - forçando a vista dá pra ver as charretes!

Casarão a poucos metros do Museu Imperial

Outra casa próxima ao Museu Imperial

Não resisti ao ver estas lindas orquídeas e tive que fotografá-las!


  • Palácio de Cristal







  • Catedral de Petrópolis

Não entramos porque estava começando um... CASAMENTO! =D

  • Quitandinha




Eu e as hortênsias que tanto amoooo!

Existem outros lugares super interessantes, como a Casa de Santos Dumont, a Casa de Rui Barbosa,  e outros museus menos conhecidos como o Museu das Armas e o Museu Casa do Colono que valem a visita!




Agora, seguem conselhos importantes, se você pretende ir durante a semana ou feriado para lá:
........................

Dica número 1:
Lá eles têm a tal da semana inglesa, que não entendo o que é, mas as lojas da Rua Teresa [e da Rua do Imperador, e de quaisquer outras ruas] só funcionam de 14:00 às 18:00 na segunda-feira. E na terça, como era feriado, elas não abriram! Então, atenção, se você quer ir em Petrópolis para fazer compras, não é uma boa ideia ir lá em feriado.

Alguém poderia nos ajudar a desvendar essa tal semana inglesa? Será que são todos os dias da semana que as lojas abrem a partir das 14:00 ou apenas na segunda?

Dica número 2:
O Museu Imperial e o Palácio de Cristal [e, acredito que os outros museus também] têm horário de funcionamento de terça a domingo. [Devido à semana inglesa?]

........................


Damos tanto valor à história quando vamos às cidades européias, não é mesmo?... Eu amo Petrópolis, pois além de ser uma cidade graciosa faz parte da história da nossa nação! Sempre quando vou lá, fico imaginando como era o período monárquico e me transporto para aquela época... 

Beijocas,
Paula

..............................................................................................................................

Fotos: Paula Bonadiman e Daniel Pedrozo (as que eu apareço sozinha!)
..............................................................................................................................

6 comentários:

  1. Paula realmente fiquei com água na boca de voltar à Petrópolis. Quando fui estava trabalhando e a bobona aqui sequer pensou em sair da vara cível e perambular pelas ruas e tirar fotos incríveis...snif snif. Sou carioca mas me envergonho em dizer que aproveito muito pouco a Cidade. temos lugares incríveis no estado do Rio de Janeiro.

    Anotado o roteiro e vou pegar suas dicas com certeza!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    Eu e o futuro maridón rsrs queremos conhecer o Brasil!E Petrópolis está no roteiro!
    #ótimasdicas
    Beijocas♥

    ResponderExcluir
  3. Pois é, também estou aqui babando...fui à Petrópolis só fazer compras...rsrs. Só conheci a Rua Teresa e não era Semana Inglesa, pois passou o dia aberto, mas lembro que fui numa segunda véspera de feriado!! Quanta coisa linda e rica há nessa cidade!! Pretendo voltar lá, com certeza, para conhecer isso tudo...quem sabe até pode ser nossa Lua de Mel(estamos sem destino ainda)!! Deixa esse post no assunto de "Lua de Mel" para a gnt dá mais uma espiadinha quando quisermos pesquisar!! Bjos!! Adoro esse blog!!Parabéns a vocês!!

    ResponderExcluir
  4. Petrópolis é realmente lindíssima! Não é a toa que foi escolhida para ser a cidade imperial. Lindas fotos. Parabéns, filha!

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas!

    Super adoro o blog e acho o máximo o conteúdo!

    Paulinha... preciso confessar... embora não tenha nada a ver com o título do post, seu cabelo lindo me inspirou tá! heheheh
    Tenho o cabelo enroladinho como o seu e cortei, um pouco mais curtinho que o seu! hhehe

    Sucesso sempre pra toda a sua família!

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Acho que está meio tarde para postar aqui, mas enfim. Adorei o post, as fotos, as dicas. Sou de Petrópolis e por mais que eu veja todos esses lugares todos os dias, ainda me encantam.
    Amo sentar nos bancos do jardim do Museu e ler um livro.

    Sim, as lojas só abrem às 14:00 todas as segundas feiras. E o Museu tem horário de funcionamento meio louco (não sei ao certo).

    Estou amando esse blog e vou vir sempre aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado e faça três blogueiras felizes!

Related Posts with Thumbnails