25 de novembro de 2010

A Crônica da Bruschetta Caprese - "La mia ricetta"

Olá, noivinhas, recém-casadas e tantas amigas (e amigos) que temos conhecido através do blog e do twitter! 

Aqui, quem fala é a Ju! Muitas saudades de vocês, durante o tempo em que estive viajando, como "correspondente internacional" (ha-ham!) do Minha Filha Vai Casar!!!

E pra quebrar meu jejum de posts (quase 1 mês sem postar!), segue aqui uma receitinha despretensiosa, de inspiração mediterrânea, só pra abrir o apetite...

Sabe aquele dia em que você chega exausta em casa, depois de um dia estressante? Você só teve tempo de tirar seus scarpins (que você está mooorta, mas é phyna...) e o marido te liga, um minuto depois, dizendo: "Oi, amor! Tenho duas notícias! Qual você quer primeiro? A primeira: estou há 5 minutos de casa e já estou chegando! E a segunda: mamãe está aqui comigo e vai dar uma passadinha pra jantar com a gente!" 

Pois é. Essa receita aqui, minha amiga, é pra você  impressionar sua sogra, agradar o maridinho e ainda não perder o que sobrou do seu ânimo na cozinha, numa quinta-feira qualquer! Vamos lá...

Você tem, no máximo uns 10 minutos. Você não perde a compostura, corre pra geladeira e, ao perceber que ela está quase vazia, se pergunta: "Ok, por que que eu deixei pra fazer compras só amanhã?!!!" Mas, olhando com mais afinco, você descobre:

Ingredientes:
Meio pão italiano esquecido
1 dente de alho filho-único de mãe solteira
Um punhado de tomates-cerejas bem madurinhos
Um punhado de azeitonas pretas suculentas
Uma peça bem bonita de muzzarela de búfala, nada mal! (ou muzzarela light, ou queijo minas, até...)
Você corre na despensa e separa:
Aquele azeite grego que você trouxe da viagem (ou aquele azeite espanhol), de baixa acidez (até 0,5%, se possível)
Sal e pimenta para moer na hora
Você pensa: "Está faltando alguma coisa...Não sei, um colorido..." E lembra daquele seu vasinho de manjericão italiano, super perfumado, dando mole bem na sua área...!



And you're good to go! =)

Modo de Fazer: 

- Você corta o que sobrou do pão em fatias da grossura de um dedo, mais ou menos. (Não se confunda, da grossura de um dedo, não é pra cortar o dedo, como certas pessoas já fizeram - leia-se, eu, oops!)

- Passa as fatias do pão, dos dois lados em uma frigideira anti-aderente, como manda a tradição, ou faz como eu: rega com um fio de azeite os dois lados das fatias de pão, dispõe as belezuras numa forma anti-aderente e as lança ao forno, feliz! 

- Enquanto isso, você prepara os demais ingredientes: lava os tomatinhos e as folhas de manjericão recém-colhidas! Pode também, fatiar o queijo ou cortá-lo em cubinhos, como preferir, e descaroçar as azeitonas. 



- Em três minutos, você tira as fatias torradas do pão e esfrega (isso, mesmo, esfrega, com carinho) o dente de alho nas torradas quentinhas. Mesmo que você de-tes-te alho, aconselho fortemente que não deixe de lado essa etapa, pois pra mim, esse é "o pulo do gato"... Vale à pena, vai por mim...!



- Bem, agora é só arrumar todos os ingredientes (queijo, tomate, muzzarela, azeitonas, manjericão... Dá uma caprichada!) em cima das torradas e levar ao forno! . 



- Só por mais 3 minutos, o suficiente para dar uma derretidinha no queijo. Há quem dispense essa etapa, por amor aos recheios fresquinhos e crocantes. Já eu, prefiro fazer dessa forma, só pra ter o prazer de retirar as torradas do forno, complementar com mais ingredientes frescos, na hora, mesmo, e rebatizá-las de bruschettas! "Come to Mamma...!" Hummmm...



- Mais uma regada de azeite, só pra garantir, (não tenha pena de gastar esse líquido precioso, mas também não exagere. Você não vai querer suas bruschettas ensopadas...) e uma pitada de sal e pimenta, moídos na hora e... voilà!



Pra complementar seu jantar, que tal um acompanhamento light? Uma saladinha verde, com lascas de castanhas-do-pará e passas brancas, com um vinagrete simples de balsâmico, cai muito bem, garanto!



Ou seja, bruschettas não passam de torradas metidas a besta... : ) Mas, não sei qual é a mágica dessa receita, que faz com que ingredientes tão simples e uma execução tão descomplicada dêem origem a um prato tão versátil e saboroso! Aliás, eu sei! Um bom azeite e ingredientes de qualidade...



Essa receitinha é a bruschetta caprese, mas você pode variar com o que a sua imaginação mandar! Prosciutto, funghi, parmesão, berinjelas, pimentões e até feijões brancos! É sucesso na certa!




Enquanto você se delicia com o perfume das suas bruschettas recém-saídas do forno, toca a campainha! Você ajeita o cabelo, corre pra porta e recepciona seu maridinho e sua sogrinha! : ) Ela gentilmente, pergunta: "Minha filha, que cheiro é esse?" Você, toda prosa, responde: "Ah, esse cheirinho é de uma bruschetta "maara" que eu preparei especialmente pra senhora e acabou de sair do forno!" Ao que ela retruca: "Não, eu estava me referindo a esse cheirinho de alho!" 

Hahaha! Bem, esse é o único senão dessa receita... Mas para isso, basta esfregar suas mãos com limão ou com pó de café e, lavá-las com detergente, em seguida, que o cheirinho de alho desaparece

Então, meninas, vocês fazem bruschetta de uma forma diferente? Têm alguma dica de família? Não deixem de compartilhar com a gente... Vou ficar bem feliz em ser recebida com muitos comentários!!! 

Ah... Como é bom estar de volta!

.......................................................................................................

PS: Essa é uma estória fictícia e os nomes dos personagens não foram citados para preservar a identidade dos envolvidos. Não, sério... Agora, de verdade, a estória real foi bem mais feliz... Fora a parte da minha exaustão, da geladeira vazia, das sobras e do alho (que foram bem reais, rsrsrs!), essas bruschettas foram executadas por mim e por meu marido, apenas, sem piedade! Não tive o prazer da companhia da minha sogrinha, nesse jantar... ; )


.......................................................................................................

Créditos:
Fotos: minhas mesmo... hehehe!
Receita: minha também...
Locação: minha cozinha (ou quase isso, porque o apê é alugado...)
Blog: da minha mãe, mas ela divide comigo e com a Paula, hihihi!


.......................................................................................................

7 comentários:

  1. Amei o post, estava com saudades Ju!!!

    toh com água na boca, vou testar a receita no jantar de sábado (morro de preguiça de fazer janta no sábado, e construindo menina não se pode dar o luxo de sair para jantar fora kkk)

    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Êêê, Aldi! Comentário número 1 pra mim! Amooo!
    Também estava com saudades, flor...
    Faz no sábado, sim e me conta como ficou! bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ai que fome e que água na boca...
    Acabei de conhecer o blog e AMEI, vocês estão de parabéns...
    Aproveito para convidá-las a conhecer o meu.

    www.julianaescorel.com.br

    BEijos
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Ju! Volta sempre aqui, q vc é muito bem-vinda! Depois vamos passar no seu blog, sim! Bjks!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Gostei muito de seu blog (de vcs!)! As fotos e os textos são ótimos, e o assunto infinito...
    Já me casei, não tenho filhos, mas sempre estarei por aqui para me inspirar, já que tb tenho um blog: www.riodetudo.com
    Dê uma passadinha lá e dê tb sua opinião.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Ju

    Você é um capricho só, viu??
    Aproveite a vida, menina, e lembre-se que essas pequenas grandes coisas são o que a gente leva dela : )

    Parabéns. E vocês todas são muito mega fofas!!!!

    Beijo carinhoso
    Lena

    ResponderExcluir
  7. Ai, Lena! Fico tão feliz quando você passa por aqui... Obrigadinha pelo comment! Suas receitas são sempre uma grande inspiração, viu?
    Você que é um doce! Bjks!

    E Rose, que bom que você gostou do nosso blog, querida! Nos alegrou muito a sua visita, viu? Pode deixar que logo, logo, passo no seu blog também! Bjinhos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado e faça três blogueiras felizes!

Related Posts with Thumbnails