13 de setembro de 2010

Quem casa, quer casa! – Parte 1

Pra descontrair um porquinho a tensão do assunto...
 Noivo: "Droga... Não consigo achar o buraco..." - Noiva: "Bom começo..."

1 - Em que época da minha vida é melhor investir na compra de um imóvel?


O Desafio: Quando?

Dizem que o segundo maior evento civil na vida de uma pessoa, depois do casamento, é a aquisição da casa própria. Quem se depara com esse desafio precisa encarar a primeira e mais delicada decisão: definir o momento da compra do primeiro imóvel.

Muitos se precipitam e se lançam ao desafio logo no começo de suas vidas de casados. Porém, deve-se ter em mente que um pequeno erro de cálculo pode vir a comprometer as finanças (e a paz) do casal pelos próximos anos que estão por vir.

Gustavo Cerbasi, consultor financeiro e autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Editora Gente), chega a afirmar que "A compra do primeiro imóvel é a maior armadilha financeira da vida das pessoas". Para Cerbasi, quem é jovem corre o risco de assumir um compromisso de longo prazo, mesmo ainda sem experiência suficiente para isso.

Há treze anos, as faixas etárias mais jovens eram responsáveis por apenas 20% dos créditos imobiliários. De 2003 para cá, os jovens com até 30 anos passaram a ser o principal grupo, em porcentagem de contratações de créditos imobiliários no Brasil. Um estudo feito pela Caixa Econômica Federal, em 2008, mostrou que 36% de seus mutuários têm entre 21 e 30 anos. Já, os clientes com idade entre 31 e 40 anos são responsáveis por 32% dos financiamentos, mesmo índice alcançado pelas demais faixas etárias.

Bem, não existe uma regra ou uma idade estabelecida para se determinar o momento mais propício para a aquisição do seu imóvel. Mas, algumas dicas, se observadas, podem servir para nortear a sua decisão... Vamos lá!


Algumas Dicas

Esperem alcançar o mínimo de estabilidade profissional

Diversos especialistas sugerem que o momento ideal para a compra do primeiro imóvel acontece quando, tanto o marido quanto a mulher, já conquistaram estabilidade em seus empregos e têm perspectivas de criarem raízes naquela localidade.

Lembrem-se que, principalmente, no início da vida de casados, é comum que vocês precisem traçar novas metas ou corrigir algumas trajetórias, seja na vida profissional ou no campo pessoal. Essas mudanças, eventualmente, podem refletir na decisão de onde estabelecer o ninho de vocês e de como direcionar os recursos de que vocês dispõem!

Pensem pequeno em curto prazo

Se vocês já conquistaram uma certa estabilidade profissional e decidiram a região em que querem estabelecer a sua família, ótimo! Comecem optando por um imóvel com um tamanho que atenda às reais necessidades (e ao orçamento) de um casal. Deixem as grandes aquisições para um futuro mais distante. Muitos comprometem seus recursos (e sua energia...) com imóveis grandes demais, pensando nos filhos que virão, e acabam experimentando um aperto financeiro, logo no início da vida a dois.

Então, de repente, o casal some das festinhas do grupo de amigos, passa só a jantar sanduíche de cream cracker com margarina, a deixar de pegar um cineminha... Ou então, os dois têm que redobrar a sua carga de trabalho para honrar seus compromissos e deixam de aproveitar um tempo precioso um com o outro, numa casa que passa mais tempo vazia, do que qualquer outra coisa! Pé no chão, meninas!

Não tenham medo de adiar a compra do primeiro imóvel

Pois é, se vocês ainda não dispõem do capital necessário, uma opção viável é ir juntando dinheiro para dar, pelo menos, uma boa entrada quando for o momento de comprar. Às vezes, engordar o pé de meia, ou mesmo, investir em vocês mesmos, (por exemplo, em cursos, intercâmbios, um negócio próprio) pode render mais, em longo prazo.

Então, considerem a opção de postergar a compra e alugar um imóvel. Contanto, que se observem algumas regrinhas fundamentais...! Vamos falar sobre elas num próximo post e sobre como decidir entre qual a melhor estratégia: partir para o famigerado aluguel ou a tão sonhada compra do seu lar, doce lar?


Referências:
http://veja.abril.com.br/especiais/como_construir_futuro/p_126.html
http://www.imovelok.com/noticias/2008/02/15/guia-para-jovem-comprar-seu-primeiro-imovel/
http://web.infomoney.com.br//suasfinancas/imoveis/


.......................................................................................

6 comentários:

  1. olá!
    tambem li este livro e muitos me disseram que o livro só diz o que todo mundo sabe, que economizar pra adquirir algo é melhor que se meter em um financiamento a longo prazo... mas eu acho que esse livro pode até ter conceitos simples, mas abriu meus olhos para a ideia de poupar mais.
    apesar de eu nao ser tao regrada quanto aos meus gastos atualmente, assim que minha vida se estabilizar pretendo começar a poupar pra dai sim adquirir um imovel do jeito que eu quero...
    bem, no meu caso fiz um financiamento de 20 anos no valor de 350 por mes, agora no inicio, que sai mais barato que o aluguel, entao tah valendo a pena, comprei a casa na planta e hoje ela vale o dobro...
    alem disso, o livro diz que o melhor é fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor, devendo evitar pagar juros e sim fazendo nosso dinheiro render, ou seja os juros tem que trabalhar a nosso favor, nem que seja na poupança, mas se puder, invista em algo com juros um pouco maiores que a poupança...
    sem falar que um bom exemplo que ele deu que se o aluguel é mais barato que a prestação de uma casa no mesmo valor, é mais rentavel fazer um investimento com o que sobraria no valor da prestação.
    este é um livro excelente! recomendo a leitura...

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas adorei o post e o achei de incrível utilidade!!! Gosto muito do Gerbasi e como também sou noivo estamos nos preparando para a tão sonhada casa própria. Postem mais artigos como esse! Estou adorando o blog e entrou na minha lista dos 10 melhores blogs de casamento do Brasil:http://migre.me/1hIHY Beijo e sucesso! Fernando Belletti - www.edream.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Jú tah arrasando hein?!!!!!
    Nós optamos pelo financiamento pois aqui em nossa cidade não encontraríamos casa com aluguel abaixo de um salário e nossa prestação inicial será de 430,00, como ela é decrescente no ultimo ano pagaremos +ou- 200,00, considerando que o salário só aumenta e a prestação só cai, acho q fizemos uma ótima opção, pois não pagaremos aluguel, o imóvel só valoriza a prestação só diminui. Quanto a estabilidade financeira considero que já conquistamos (apesar de querer mais, rsrsrs) meu noivo é funcionário público (gerente da agência de correios daqui) eu trabalho num escritório de contabilidade, fizemos as contas e achamos seguro enfrentar um financiamento... cai de cabeça nesse financiamento partindo do ponto que meu pai até hj paga aluguel, se ele tivesse feito como nós daqui dois anos ele quitaria a casa...

    Espero ter feito uma boa escolha... rsrs

    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Olha que legal, um noivo por aqui!
    Ficamos muito felizes que você tenha gostado do nosso blog, Fernando.
    Nos sentimos muito honradas por considerar nosso blog um dos 10 melhores de casamento do Brasil!
    Muito, muito obrigada!
    Continue nos prestigiando!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carlinha! Concordo plenamente com você e com o Fernando sobre o Cerbasi e seu livro. Apesar de parecer conter conceitos simples, eles podem ser muito úteis, se bem aplicados, né? E obrigada a você e a Aldianne por dividirem um pouco da experiência de vocês conosco! Parece que vocês fizeram o dever de casa direitinho... Que coisa boa! E agora, podem respirar mais tranquilas sabendo que o investimento que vocês têm feito já está valendo à pena! Parabéns pra vocês e muitas felicidades nas casas novas! Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Fernando, que bom termos você por aqui também! Olha, ficamos encantadas com o seu blog e com a qualidade do seu trabalho, viu? (Meninas, fica a dica...) Você é muito bem vindo, viu? Olha, e que honra ter ficado na sua lista dos "10 mais"! Sem palavras... E, se Deus quiser, você e sua noiva vão conseguir realizar logo o sonho de vcs da casa própria, assim como a Carlinha e a Aldianne! Volte sempre!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado e faça três blogueiras felizes!

Related Posts with Thumbnails