14 de dezembro de 2009

Bolo tradicional francês

Recebi, no final da semana passada, um e-mail da noivinha Caroline, cujo noivo é filho de um francês com uma brasileira. Ela gostaria de realizar a cerimônia de seu casamento, segundo às tradições francesas, e para isso pediu a minha ajuda.

Bem, confesso que, embora já tenha ido à França, não tive a oportunidade de assistir a nenhum casamento in loco e a única coisa que sei a respeito, fora os macarons, é claro, é o tipo de bolo que é oferecido, nesta ocasião, aos convidados: o tradicional coquenbouche.



Trata-se de uma iguaria da pâtisserie francesa, montada com profiteroles recheados de creme, caramelizados e dispostos em formato de cone. O seu nome provém da expressão francesa croque en bouche, que significa “crocante na boca”.


Exuberante, essa peça é muitas vezes decorada com flores, laços, fiadas de açúcar, chocolates, dragées (confeitos de amêndoas envoltos em açúcar colorido) e marzipã.




Diferentemente do Brasil, onde o bolo fica exposto desde o começo, o croquenbouche chega para surpreender os convidados, após a entrada dos noivos na festa.


Mas esta delícia não fica só restrita a casamentos. Ela também é oferecida em batizados e em Primeira Comunhões. E pelo seu formato similar a de uma árvore, quem sabe também não surge em algumas mesas natalinas?

Se alguém se animar e fizer a sua própria "Árvore de Natal de profiteroles", não esqueça de mandar uma foto para gente, tá?


.......................................................................................

4 comentários:

  1. Boa noite Tânia!!! O blog é lindo.
    Organizei um casamento segundo essas tradições, só que no meu caso a noiva era francesa, Isabelle. Na França serve-se um champanhe seco no início da festa e um mais doce no final, para acompanhar os profilterolis do "bolo". O Croquenbouche (que dá um trabalhão pra conseguir nas confeitarias brasileiras. Tivemos, eu e Belle, 6 tentativas frustradas e na sétima conseguimos um bonito), chega depois que os noivos entram no salão, e temos os Dragées, que vc citou no post, que para os franceses simboliza doçura, prosperidade e felicidade. No casamento da minha 'filhinha' francesa, entregamos como uma das lembrancinhas uma caixinha com Dragées ao invés dos tradicionais bem casados. No mais a festa é regada a boa música, boa comida e muita diversão.
    Espero poder ter ajudado um pouquinho. Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lillie!
    Espero sempre poder contar com a sua valorosa ajuda.
    Um grande abraço e felicidades!
    Bjks.

    ResponderExcluir
  3. Claro que não, Letticia!
    Para nós, é mesmo difícil entender como eles preferem esse tipo de doce ao nosso tradicinal e delicioso bolo. Eu confesso que também não me sinto nenhum pouco tentada em encomendá-lo para o meu casamento. Mas gosto não se discute e deve ser respeitado, não é memo?
    Bjins,
    Tânia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado e faça três blogueiras felizes!

Related Posts with Thumbnails