18 de abril de 2009

CASAMENTO AO AR LIVRE

Na última enquete aqui do blog cuja pergunta era "Qual o local ideal para se fazer a cerimônia religiosa?", a resposta com o maior número de votos foi "na igreja" que até mereceu um post especial sobre o assunto, entretanto o 2º colocado em número de votos - "ao ar livre" (jardim, sítio, chácara, fazenda) também merece uma menção especial, pois um jardim foi o local escolhido pela minha filha para a celebração do seu casamento.

Independente do lugar que você escolher, você deve atentar para os seguintes aspectos:

a) Quanto ao local:
- se é de fácil acesso e tem uma infraestrutura adequada para eventos
- caso chova, há uma opção coberta ou se tem possibilidade de colocação de toldo(s)
- se o espaço coberto dará para todos os convidados
- se há banheiros suficientes e confortáveis para os convidados
- se há estacionamento próprio e gerador (dependendo do local pode ser comum faltar luz)
- se há algumas partes calçadas, pois as mulheres com salto podem apresentar dificuldade para se locomover na terra ou grama com segurança

b) Quanto à decoração:
- valorize a beleza natural do lugar
- não exagere na quantidade de arranjos, caso o local já tenha um lindo jardim
- use tochas e/ou velas se a festa se estender até à noite
- deixe o bolo e docinhos num lugar coberto e protegido dos insetos (bastante comuns nesses locais)

c) Quanto ao vestuário da noiva:
- prefira tecidos leves e fluidos e produções mais simples
- evite modelos com muito volume, bordados com brilhos (principalmente se o casamento for durante o dia) e caudas; opte por produções mais simples
- escolha um modelo de sapato não muito alto, e de preferência com o salto mais grosso


Seguem algumas imagens de casamentos ao ar livre para você inspirar!
























Bem bucólico, não? Mas, acho que casar ao ar livre tem mais a ver com o casal que estiver pensando em fazer a cerimônia durante o dia, no máximo com a festa pegando um pouco da noite, para que possa aproveitar ao máximo a luz natural e a beleza do local. O que acham?


22 comentários:

  1. LIndo tudo isso, meu casamento vai ser em um sitio, agora vou ter bastante idéias para meu grande dia.

    ResponderExcluir
  2. Mãezona,
    amei vc ter feito este post sobre casamento ao ar livre! E com a fotinha do lugar onde eu irei me casar, mais lindo ainda!!
    Ai, como eu queria dividir o dia do meu casamento em mil pra fazer tudo que eu queria, com todos os estilos, todos os tipos de vestidos, cabelos, etc..
    Pq dura só um dia? Aliás 5,6 hs? É tão injusto... humpf!
    Mãe, mata a minha curiosidade e posta casamentos na praia! Dificultei?
    Vc tá bombandooooo!

    ResponderExcluir
  3. Noivinha anônima e filhota,
    Que bom que vocês gostaram da postagem! Casar ao ar livre, além de ser fantástico, deve render belíssimas fotos.
    É...realmente a celebração e a festa passam rapidinho, por isso mesmo vocês devem curtir cada momento dos preparativos e cada segundo do enlace, pois eles ficarão para sempre na memória de vocês como um marco importante em suas vidas.
    Espero poder ajudá-las também em outros tópicos.
    Bjks,
    Tânia

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, também vou me casar ao ar livre e estou com uma dúvida... como se chama esses arcos de flores ou estruturas metálicas onde os noivos recebem a benção.
    Não sei onde alugo?

    obrigada
    Flávia

    ResponderExcluir
  5. Noivinha Flávia,
    Como que por instinto, você acertou! Estes arcos são chamados de arcos de flores naturais mesmo!
    Procure algumas floriculturas e peça sugestões e um orçamento grátis, entretanto já posso adiantar que o valor dependerá muito do tamanho do arco e tipo de flor que utilizar. Se seu objetivo for economizar, escolha flores da estação, mais baratas.
    Se quiser, posso lhe sugerir algumas floriculturas. Você mora onde?
    Bjs,
    Tânia

    ResponderExcluir
  6. Vou me casar e quero q seja ao ar livre,mas pelo visto sai mais caro do q uma festa tradicional,num salão,não é? Se for possível,me dê dicas d locais legais,bonitos e não sejam tão caros?

    Grata,
    ligia

    ResponderExcluir
  7. Ligia,
    Me desculpe pelo atraso da resposta, mas só hoje vi que a sua resposta havia ficado pendente. Não sei se ainda está em tempo, mas aí vai:
    Sempre indico a Casa de Santa Teresa por achar o preço do aluguel bem compatível com o que eles oferecem. Pena, que por isso, é muito difícil conseguir um dia vago na agenda.
    O Sítio Meio do Mato, também é uma boa opção, mas a sua localização pode vir a ser um empecilho para os convidados, já que é distante do centro.
    Se quiser outras sugestões, me escreva dando mais detalhes sobre o casamento (número de convidados, estilo de festa, orçamento disponível, etc) para eu poder ajudá-la com mais precisão.
    Felicidades!
    Tânia

    ResponderExcluir
  8. Olá, começei com os preparativos do meu casamento e o meu desejo é fazer ao ar livre em um hotel fazenda, ás 10:30 da manhã. Estou pensando em fazer um almoço na recepção, mas nao sei que cardapio colocar. Poderia me ajudar???
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oi, meu nome é Daniele! Sabe me dizer oque fica mais barato, casar de dia ao ar livre, igreja, um sítio? ou de noite no tradicional mesmo, igreja depois casa de festa? Estou procurando um modo mais enconta para meu casamento.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Daniele!
    Fazer a cerimônia e a recepção do casamento em um único local costuma sair bem mais em conta, pois economiza-se no aluguel e decoração da igreja.
    À noite, os casamentos exigem um pouco mais de formalidade e maior riqueza de detalhes, enquanto que, os realizados à luz do dia, podem ser mais informais, havendo economia na iluminação.
    Felicidades!
    Tânia

    ResponderExcluir
  11. Cara Michelle,
    Como o seu casamento será realizado na parte da manhã, um brunch (uma mistura de café da manhã com almoço)seria uma ótima opção para oferecer aos seus convidados.
    O cardápio inclui alimentos tradicionalmente servidos no café da manhã como: café, leite, chá, chocolate, sucos de frutas, pães variados, queijos, frios, geléias, requeijão e outros, ditos mais substanciais como crepes, tortas, quiches, acrescido de saladas e frutas frescas. Neste caso, as bebidas mais indicadas são, além dos sucos, refrigerantes, água, vinho e prosecco ou champanhe.
    Felicidades nos preparativos!
    Bjks,
    Tânia

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Me chamo Andressa, sou de Curitiba e gostaria de realizar meu casamento ao ar livre!!!
    Porém ñ estou muito por dentro de locais interessantes aqui.
    Vc tem algo pra me indicar aqui em Curitiba?
    Sugestões de locais interessantes e em conta??

    Obrigada
    Andressa

    ResponderExcluir
  13. Andressa,
    Escolher o espaço para realização de seu casamento é realmente fundamental para o sucesso de sua festa. Infelizmente, não tenho muito como ajudá-la, pois como vivo e trabalho aqui no Rio, não tenho referências concretas de locais interessantes para indicar a você. Só ouvi falar da Chácara das Paineiras. Dê uma olhadinha no site -www.chacaradaspaineiras.com.br - e veja o que acha.
    Sucesso na procura!
    Abçs,
    Tânia

    ResponderExcluir
  14. Adorei a sua sugestão sobre alguns locais ao ar livre no rio de janeiro. Bem,tenho 150 convidados e estou procurando um lugar que não seja muito caro. Pode me dar outras sugestões?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olaaa, adorei a primeira foto!!! Onde fica?? Bjussss

    ResponderExcluir
  16. Olaaa, adorei a primeira foto!!! onde fica?? Bjusss

    ResponderExcluir
  17. Oi, Priscilla!
    O local da primeira foto é a Casa das Canoas, onde a minha filha casou. Dê uma olhadinha nos seguintes ASSUNTOS DO BLOG na coluna ao lado: LOCAIS e FOTOS DO BLOG, que encontrará mais imagens do lugar. Abçs.

    ResponderExcluir
  18. Ola, desculpe me a intromissao. Pra comecar gostaria de parabeniza-la pelo casamento da sua filha e pelo visual do Blog que e de muito bom gosto. Vou me casar ao ar livre em Curitiba e gostaria de saber se padre da igreja catolica e autorizado a fazer casamento fora da igreja. Caso nao seja, qual seria a solucao? Voce sabe de algum padre que faca casamento ao ar livre? Pode me passar se tiver?
    Obrigada,
    Fran

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    tb adorei a casa das canoas. Vc teria o orçamento de lá? Poderia me enviar por e-mail?
    januariateive@gmail.com

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Fran,
    Obrigada pelos elogios ao blog. Faço sempre os posts com muito carinho, pensando em auxiliar o maior número de noivinhas no seu grande dia.
    Quanto à sua pergunta, a celebração do casamento religioso na religião católica apostólica romana só pode ser realizado dentro das igrejas. Mas, as religiões presbiteriana, católica apostólica ortodoxa, anglicana e batista permitem o casamento religioso em locais abertos. Infelizmente, não tenho nenhuma referência em Curitiba para lhe dar. Indague entre seus amigos não católicos ortodoxos, se não teriam alguém para indicar.
    Boa sorte e felicidades!

    ResponderExcluir
  21. Januária,
    Já se passaram quase 10 meses desde o casamento da minha filha, portanto qualquer valor que repassasse a você estaria, com certeza, defasado. Além disso, qualquer orçamento dependerá muito do dia da semana que será o casamento, número de convidados e tipo de decoração e bufê escolhidos pelos noivos. Portanto, o melhor seria que você marcasse uma hora na Casa das Canoas para fazer um orçamento sem compromisso ou mesmo, pedi-lo via e-mail. Abçs.

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito de tudo, achei as idéias ótimas! só acho que deveriam dar mais idéias sobre execuçao. Vou me casar em um síto, e tenhos muitas dúvidas de como fazê-lo, não sei onde, como ne o quê contratar. Gostaria que fossem mais objetivos, já que busco ajuda sobretudo na internet.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado e faça três blogueiras felizes!

Related Posts with Thumbnails