21 de março de 2011

Grandes dicas, pequenos espaços 10: projeto milagroso

Confiram as ideias supercriaticas e mirabolantes que fizeram render cada centímetro na reforma desse flat de apenas 36m².

Em dois meses, o exíguo espaço se transformou nas mãos dos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, graças à redistribuição da planta, aos novos acabamentos e à marcenaria impecável.




1. Na cozinha, para deixar a bancada livre, o escorredor de louças fica dentro do armário superior, onde está a porta de vidro leitoso. 

2. Quase todo o flat tem tacos palitos amêndola, entretanto a cozinha recebeu porcelanato material fácil de limpar. Na junção dos dois pisos, os arquitetos criaram um desenho curvo. 




3. A divisória entre o quarto e a sala deu lugar às portas de MDF laqueado. Soltas do chão, elas correm por trilhos de alumínio presos no teto.


4. A mesma marcenaria fez a cama de MDF que serve de chaise longue na hora de ver TV. Ela tem encosto no sentido do comprimento do móvel.




5. Antes da reforma, a cozinha (veja a planta na última imagem) ficava isolada da sala de estar e incluía duas portas. Quase não sobrou parede de pé, simplificando a circulação e fazendo os espaços parecerem maiores. Agora, o acesso ao lavabo acontece pelo quarto.




6. O baú organiza lençóis e cobertores e serve de cabeceira. Os braços contam com nichos laterais para guardar controles remotos e livros.



7. No armário do quarto, os arquitetos dispuseram a TV e o home theater. Numa das gavetas, eles esconderam a tábua de passar.



8. Ao receber visitas, basta a moradora reunir os dois aparadores com rodízios de silicone para montar a mesa de jantar. No dia a dia, os móveis ficam encostados nas paredes e liberam a circulação da sala. Os dois  pufes com rodízios (na foto abaixo) também são versáteis, pois podem ser usados nas salas de estar e jantar.



9. O rebaixamento do teto é de drywall (gesso acartonado), sistema rápido e sem sujeira. Atrás do sofá e ao lado da porta de entrada, note que o forro de gesso não encosta nas paredes. O vão de 12 cm permitiu embutir as lâmpadas fluorescentes. Repare na disposição dos aparadores: encostados nas paredes, eles liberam a circulação na sala.



[As plantas baixa do apartamento, antes e depois da obra]



Simplesmente demais! Parabéns à dupla de verdadeiros milagreiros!

..............................................................................................................................
Projeto de Renato Andrade e Erika Mello, via Casa Cláudia
..............................................................................................................................

2 comentários:

  1. Espaço super valorizado e bem distribuido, muito legal!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. eu ja conhecia este projeto, ele é realmente um belo exemplo de aproveitamento de espaços! ele é uma ótima inspiração para as "vítimas" dos micro apartamentos que as construtoras nos obrigam a morar hoje em dia! rsrs!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado e faça três blogueiras felizes!

Related Posts with Thumbnails