30 de janeiro de 2011

Ano-Novo chinês




Para quem não sabe, ontem (29) teve início mais um novo ano para os chineses, que seguem um calendário diferente do nosso, aqui do Ocidente – o Calendário chinês – adotado por diversas nações do Oriente.

A diferença entre os dois calendários faz com que a data de início de cada ano-novo chinês caia, a cada ano, em uma data diferente no nosso calendário, normalmente, no final de janeiro ou inicio de fevereiro. Neste ano, por exemplo, a comemoração se dará nos dias 29 e 30 de janeiro.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Como apenas doze se apresentaram, Buda, em agradecimento, os transformou nos signos da Astrologia chinesa.

Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são – de acordo com a ordem que teriam se apresentado à reunião: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o javali. 




Desta forma, como 2010 foi o ano do Tigre, consequentemente, 2011 será o ano do Coelho, que segundo os chineses, vai trazer muita calmaria, após o tumultuado ano que passou.


Que bichinho fofinho!


Em São Paulo, o maior centro sino-nipônico do Brasil, a festa tem sido realizada na Praça da Liberdade, onde se concentram restaurantes, lojas e mercearias de imigrantes e descendentes chineses direcionados a este publico alvo. 

Uma festa muito alegre e bonita que atrai mais de 100 mil pessoas do Brasil e de várias partes do mundo que visitam a capital paulista. O evento explora vários aspectos da cultura chinesa e suas belas expressões artísticas e culturais. 

Para entrar no clima, ai está um modelo de papercraft (arte de fazer miniaturas 3D em papel) para você copiar e montar um coelhinho bem esperto:


Via Otaku no Ie


Se quiser obter outro template, clique aqui.

E veja também, esses coelhos de origami (arte tradicional japonesa de dobrar papel)  feitos pela a habilidosa Adriana Suzuki para comemorar a data, que servem, inclusive, muito bem para enfeitar uma mesa de Páscoa ou festa infantil.




Segundo os entendidos no assunto, 2011 será um bom ano para os negócioso trabalho em equipe, os estudos, áreas governamentais, a justiça, as atividades ligadas à comunicaçãoà diversão, ao ramo de alimentos, à qualidade de vida, às artes e tudo o que estiver ligado à beleza e ao bom gosto –  tudo a ver com o nosso bloguito, não é mesmo?  : )

Por isso, mais uma vez, desejamos um Feliz 2011 para todos vocês!

viva à calmaria e à criatividade que há de vir com ele!


..............................................................................................................................

Um comentário:

  1. Feliz 2011 pra vc tbm! hehe
    PS:Tem uma indicação de selinho pra você lá no blog. Vai lá dá uma olhada.
    Bjuuuuuuu

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado e faça três blogueiras felizes!

Related Posts with Thumbnails