Hoje, ao ler conferir meus e-mails, me deparei com um, que me chamou a atenção em especial. Não se tratava de um pedido de uma noivinha, como usual, mas sim, uma queixa vinda de uma mãe, lesada por um profissional que acreditou ser confiável. Segue o texto na íntegra:
Bem, todos nós sabemos que antes de se firmar qualquer tipo de transação comercial, principalmente com os ditos profissionais liberais, é importante que busquemos indicações com amigos e parentes. E depois, para nos resguardarmos de quaisquer problemas futuros, firmar um contrato minuscioso por escrito, onde ambos - contratante e contratado - deverão assinar. Além, é claro, de tomar o cuidado de quardar todos os recibos dos pagamentos realizados.
Todo e qualquer meio de comunicação não pode e não deve se responsabilizar pelos atos de quem tem o seu trabalho divulgado nele. Um exemplo disto, é que outros locais, muito mais importantes e com maior visibililidade que o nosso humilde blog, também fizeram divulgações sobre a profissional:
"Boa tarde Tânia
Estou muito preocupada com a pessoa que aparece em seu blob como sendo a responsável por desidratação de bouquets. Trata-se de Flávia Veloso. Minha filha casou-se em abril do ano passado. No dia 09 de maio fui até a casa da Flávia onde fui muito bem recebida e deixei o bouquet de minha filha pra ser desidratado. Escolhi a moldura e paguei metade do valor total que era R$ 220,00. Ela me disse que levaria 4 meses pra aprontar e ficou tudo acertado. Passado os 4 meses, sem ela não ter entrado em contato comigo nenhuma única vez, tomei a iniciativa e entrei em contato com ela. Para encurtar o assunto, até hoje aguardo pelo trabalho e perdi meus R$ 110,00 deixados com ela. Além disso, ela não atende minhas ligações e nem responde minhas mensagens.
Tome muito cuidado com as pessoas que vc trabalha! Ela não é confiável!
Grata
Mariana Mulè"
Bem, todos nós sabemos que antes de se firmar qualquer tipo de transação comercial, principalmente com os ditos profissionais liberais, é importante que busquemos indicações com amigos e parentes. E depois, para nos resguardarmos de quaisquer problemas futuros, firmar um contrato minuscioso por escrito, onde ambos - contratante e contratado - deverão assinar. Além, é claro, de tomar o cuidado de quardar todos os recibos dos pagamentos realizados.
Normalmente, existem dois tipos de problemas encontrados em qualquer tipo de comercialização: primeiro e mais sério são os golpistas (pessoas especializadas em lesar o consumidor), o segundo e igualmente sério, são os comerciantes inexperientes que acabam calculando erroneamente seus negócios e não conseguem muitas vezes entregar um produto e nem devolver o dinheiro pago.
Não estou julgando aqui, se a referida profissional agiu ou não de má fé, até porque esse não é nosso objetivo. Toda história tem dois lados e eu só tomei conhecimento de um. Entretanto, como a mãe queixosa disse que "eu deveria ter cuidado com quem eu trabalho", me vi no direito de elucidar certas questões.
Todos os profissionais e fornecedores que são mencionados neste espaço, não necessariamente trabalham ou trabalharão em parceria comigo. Apenas apresento aqui as novidades, que a toda hora surgem no ramo de casamentos, para que as noivinhas tomem conhecimento e façam as suas escolhas.
Na reportagem de capa, na Veja Rio de 2003 "Um guia com vinte endereços para quem busca serviços nada usuais" de Patrícia Malavez, o seu trabalho é mencionado.
No VII Workshop Inesquecível Casamento, ocorrido em agosto de 2008, a artesã foi um dos profissionais participantes. Confira o seu nome no Guia dos Noivos do evento.
No site da Revista Noivas Rio de Janeiro, a referida profissional, também é mencionada. Veja aqui e aqui.
De tudo isso, o que podemos extrair é a seguinte lição: não há como saber, com exatidão, o que se passa na cabeça e qual a verdadeira índole dos nossos contratados, por isso é importante que nos cerquemos de todos os cuidados para evitar possíveis contratempos.
Torno a dizer que não tenho como afirmar que o que é dito no e-mail é verdadeiro (prefiro acreditar que não!), entretanto, fica um alerta para que futuras contratações sejam benéficas para ambos os lados da transação.
Abraços a todos!
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Estou pra fechar vestido, ornamentação e filmagem... muito obrigo pela dica!
ResponderExcluirbjim
Isso aí, mãe! Finalmente vc postou algo sobre esse assunto!
ResponderExcluirÉ, sabemos que isso acontece, mesmo.
Quem sabe um dia você ou eu possamos contar aqui os profissionais que contratei para o meu casamento e que não podem ser definidos como tal!
Até hoje estou amargando pela minha má escolha...
Concordo um pouco com a "mãe queixosa", isso realmente acontece. Acho que todo contrato mesmo vc tomando TODAS as precauções ainda é uma relação de confiança. Não dá muito para prever se tal profissinal é sério ou não. Tb corcordo em parte com vc escreve Tânia sobre os anunciantes, mas tb acho que desde o momento que vc coloca "opções" para as noivas elas podem até escolher por uma questão de estilo, preço essas coisas e não por caráter, isso não dá para "escolher", mas a partir do momento que vc coloca no blog e sabendo que as noivas confiam no seu trabalho irão pensar automaticamente que os outros profissionais são tão bons,corretos e integros como vc. Casos como esses são ótimos para ilustrar que no meio do trigo tem o joio e precisamos estar atentos minimamente quanto a isso. Bjs
ResponderExcluirOlá, Cláuda!
ResponderExcluirÉ realmente muito difícil prever se o profissional é sério ou não. Eu mesma, tomadas todas as devidas precauções, estou tendo um problema com uma das pessoas contratadas para o casamento da minha filha. Houve uma falha na prestação de seus serviços e ela ao menos, admitiu e nem mesmo se desculpou pelo ocorrido e ainda por cima anda se esquivando de qualquer tipo de contato. Trata-se de uma pessoa bastante conhecida no ramo de casamentos (citada sempre em sites, blogs e revistas) e eu jamais esperaria que se comportasse desta forma. O que fazer? Desmoralizá-la aqui no blog e correr o risco de, ainda por cima, ser processada por ela por calúnia e difamação? Quantas noivinhas também não viriam em sua defesa, pois não tiveram a infelicidade de serem lesadas por ela? Grande impasse...
Uma coisa é certa, ninguém está livre disso. Mas, o que me encoraja a prosseguir é que existe muita gente boa e íntegra neste meio, que se procupa com a qualidade do seu trabalho e a satisfação integral de seu cliente e é por elas que continuo a divulgar (gratuitamente) seus trabalhos.
Abraços,
Tânia
COMO VOCÊ MESMA DISSE, TODA HISTÓRIA TEM 2 LADOS...
ResponderExcluirBom, vendo esses comentários não pude me conter! Minha mãe se casou em maio de 2007 e no dia 08/05/07 deixou o bouquet com ela pagando a importância de R$ 150,00 como parte do trabalho. Desde então minha mãe vem tentando se comunicar com ela mas sem êxito. Hoje, para minha surpresa, ao ligar do meu celular, ela atendeu! Disse que veria amanhã já que estava na casa do pai... E concordo com a "mãe" do post: Tomem muito cuidado! Nem sempre um profissional muito falado em revistas pode ser realmente bom, já que é ele mesmo quem paga para aparecer lá!!! Quem garante que é de boa fé???
ResponderExcluirPois é, me casei em Novembro do ano passado, e na semana seguinte da festa, minha mãe levou o meu buquet para desidratar com a Flávia. Ela deu um sinal de 200,00. Passado os 4 meses ela disse que estaria pronto e eu teria que voltar para escolher a moldura. E agora estou tentando desesperadamente falar com ela. Já liguei várias vezes e nada!!! Como pode isso????
ResponderExcluirÉ, acho que ela faz isso com várias pessoas!Eu estou esperando o meu buquet desde 2008.Flávia Veloso é uma péssima profissional.
ResponderExcluirPessoal, mãos a obra!!!!
ResponderExcluirEu e minha mãe fomos na porta da casa dela e ao chegar lá o porteiro ligou pro seu apartamento e disseram que ela não estava. Pois bem. Minha mãe falou com um homem que se intitulou seu marido e disse em alto e bom tom para o porteiro ouvir tudo o que estava acontecendo. Ele disse que passaria o recado para ela e tal mas que ela só chegava as 18hs. Ainda eram 14hs... Decidi que devia ligar para o celular dela. Ao ligar do tel da minha mãe ela não atendeu, mas ao ligar do meu, para a nossa surpresa, ela atendeu!!! Disse que estava na porta da casa dela e que queria resolver essa situação. Ela ficou de me retornar na manhã seguinte, mas claro, não ligou. Decidimos ir à delegacia no dia seguinte, mas para nossa surpresa, ao tentar falar com ela a tarde do meu celular ela não atendeu, mas logo depois ligou para a nossa casa. Disse que não conseguia falar com o meu celular (o que é impossível já que o uso para trabalho tbm) e blá blá blá e quando disse meu número, falou errado (pra mim, de propósito!). Bom, vamos ao que interessa: ela ficou de entregar o quadro (que acreditem: depois de mais de 3 anos não está pronto!!!!) na sexta feira agora, dia 28/05/10. Estarei na porta da casa dela no dia marcado! COM A MINHA MÃE ELA NÃO MEXE!!!! Qualquer coisa, se precisarem de alguma ajuda, é só falar.
Como a minha mãe mesmo falou neste post e um anônimo também comentou, toda história tem dois lados.
ResponderExcluirPois o meu lado é este: me casei há 6 meses e a fotógrafa e a filmagem até agora não entregaram nem o álbum nem o DVD.
Sou a filha da mãe que vos escreve neste blog e não é muito difícil vcs saberem (fuçando o blog) quem eu contratei para estes serviços. Se bem que, tiramos qualquer menção ou elogio à fotógrafa, que tinha um post garantido até dias depois do casamento.
Embora tenha dom para tirar fotos, é péssima profissional e ainda não entregou o serviço contratado. Fora que ela não registrou minha saída do carro (que aluguei) com o meu pai (a filmagem tb não!), isso porque era ela e mais um fotógrafo de sua equipe! Não tinha desculpas por tal erro, mas ela bateu o pé e disse que estava certíssima, sendo grossa e irônica. Mas quando minha mãe marcou para irmos lá, foi toda “simpática e solícita” com ela, mas arranjou um jeito de não nos receber, não atendeu os telefones e disse por e-mail para minha mãe que tinha sido um desentendido e que entregaria tudo o que estava no contrato. Tão boazinha ela! É claro, com minha mãe que tem um blog....
“Esquecido isso”, há quase 3 meses atrás, pedi para ela mexer no tratamento de umas fotos (ela mesma disse que eu poderia pedir isso) e até agora não só não as modificou, impedindo a escolha para o álbum, como não responde aos meus e-mails. Pra não dizer que não respondeu, já no meu 2° e-mail, ela respondeu que deveria ter caído no spam (antes de pagar eu não era spam!) e prometeu entregar o trabalho na semana seguinte. Isso foi em 22 de março! Depois, passou a ignorar meus e-mails por completo!
Meu marido teve que ligar pra ela nesta semana e mais uma vez toda “simpática” disse que não tinha recebido e-mail nenhum (oi?) e que, assim que ele mandasse o solicitado, iria entregar no dia seguinte! Mas é uma fofa, né?
Não sei que desculpas ela arranjaria dessa vez, mas sei que, com certeza o lado da história dela envolve eu ter me tornado spam depois do casamento. Que ótima saída!
Já a filmagem ainda não entregou o DVD por problemas pessoais (o contrato não era profissional?). Nunca respondeu aos meus e-mails e me deu um recado por uma outra pessoa que entregaria o DVD numa semana dessas aí. Fico feliz que as fotos do ensaio da minha mãe ela entregou em 6 dias, mas também D. Tânia Simões tem voz no meio de casamentos.... D. Paula não.
Como sou tratada como palhaça por estas “profissionais”, pelo menos desabafo aqui e digo com todas as letras pra quem leia que NUNCA as contrate. Talvez elas tenham sido boas profissionais para algumas noivas, mas para mim elas continuam sendo as PIORES. Só de falar no nome delas, tenho taquicardia, passo mal e sinto falta de ar. Elas continuam me fazendo muito mal, pois ainda tenho que lidar com elas, infelizmente.
Portanto, fique muito de olho nos profissionais que vier a contratar, leia bem o contrato, de forma que este tb seja benéfico pra vc (cliente) e seja mesmo uma noiva neurótica, anote tudo o que está fechando e mande o profissional assinar. No caso de foto e filmagem, pagamos antes, mas o relacionamento profissional continua muito depois do casamento.
Envio este testamento para alertar outras noivas a não passarem pelo mesmo sofrimento que eu.
Oi Juliana,
ResponderExcluirTudo bem?
Pois bem, comigo aconteceu o mesmo.
Casei ano passado e até agora não tive o tal quadro com meu buque.
Depois de ligar várias vezes para ela e celular dela fui la escolher a moldura em março/2010 e ela informou que não conseguia falar com o meu celular (o que também é impossível) e blá blá blá e quando disse meu número, falou errado e informou que em JULHO de 2010 estaria pronto e pediu para eu ligar, mas até agora nada...já liguei vária vezes e não consegui...antes tinha secretária eletrônica o fixo dela, agora nem isso tem mais.
Por favor me ajude!!! Bjs
Meu email é danipirrho@hotmail.com
Recentemente, a Revista Exame trouxe uma reportagem sobre um site chamado "Reclame Aqui"(www.reclameaqui.com.br)que pode ser de interesse para muitos que se sentem lesados.
ResponderExcluirA idéia do site é que seja um mural onde as pessoas expoiam suas queixas sobre serviços ou produtos, ficando visível a todos que acessarem o site.
O interessante é que, sem burocracia, os problemas são solucionados com mais rapidez, pois quando um consumidor reclama de um produto, a empresa recebe um e-mail notificando a queixa. E como normalmente a empresa preza por sua imagem, tende a dar uma rápida e eficiente solução para o caso.
Não custa tentar!