Adoro chocolate e é quase impossível achar alguém que não goste!
Sobretudo, nesta época de Páscoa quando há chocolates, bombons e ovos de todos os tipos e tamanhos em profusão, sei que fica muito difícil resistir a essas delícias.
Sei também que a maioria das noivinhas, mães e madrinhas (assim como eu) devem estar tentando controlar os quilinhos a mais, em meio a tantas degustações de bolos, doces, bem casados, cupcakes e os famigerados chocolates, para entrar bela e formosa no modelito escolhido para tão aquardado dia. Por isso, resolvi fazer um post sobre o assunto.
Vocês sabem quais as diferenças entre os diversos tipos de chocolate? Não!!! Então, aí estão:
- Chocolate branco: tem 0% de massa de cacau, só leva manteiga de cacau. Tecnicamente, chocolate branco não é chocolate.
- Chocolate ao leite: tem de 36% a 46% cacau.
- Chocolate meio amargo: tem de 52% a 62% de cacau.
- Chocolate amargo: tem de 63% a 72% de cacau.
- Chocolate puro é, claro, tem 100% de cacau .
Mas comer chocolate amargo não é muito agradável, exige empenho e vontade. O bom é que mata a vontade de comer chocolate em 2 pedaços, e não precisa comer a barra inteira, como um chocolate ao leite, não é mesmo?
A boa notícia: foram identificados compostos fenólicos importantes no cacau, cuja ação antioxidante é protetora das artérias.
A má notícia: o chocolate é altamente calórico (9 cal/g) e fonte de gorduras saturadas, fatores que podem levar à obesidade e à síndrome metabólica.
O que fazer, então???
Para que as substâncias antioxidantes do chocolate tenham ação benéfica, é preciso escolher o tipo de chocolate e consumi-lo moderadamente - no máximo, 30 gramas por dia. O chocolate recomendado é o amargo, com, no mínimo, 60% de cacau, que tem mais concentração de fenóis, embora a quantidade de gorduras e calorias seja a mesma que a do chocolate ao leite.
Outra boa notícia: rico em antioxidantes e mais saudável do que o chocolate ao leite, o amargo pode trazer outro benefício para a saúde. Um estudo feito pela Universidade de Copenhague mostra que o chocolate amargo, além de satisfazer mais do que o ao leite, pode ajudar a diminuir a compulsão por doces e alimentos gordurosos. Alguns pedacinhos de chocolate amargo por dia, acreditam os pesquisadores, pode ser uma forma de controlar o peso. (Oba!!!)
Nesta Páscoa, já está resolvido só vou querer chocolate amargo ou meio amargo. O Talento Intense com amêndoas, da Garoto tem 55% (quase...63% rsrs) de cacau e é um dos meus preferidos. Fica a dica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado e faça três blogueiras felizes!