28 de abril de 2009

DIA DA SOGRA

Por que será que também não tem o Dia do Sogro? Eu pergunto e eu mesmo respondo: porque a sogra é peça fundamental para que o relacionamento marido-mulher dê certo.

Ah, você deve estar pensando que eu só estou falando isso porque já sou sogra e estou prestes a o ser novamente, afinal tenho uma filha já casada e outra que está em vias de.

Mas, pelo contrário, eu digo isso com toda propriedade de quem, antes de ser sogra, é também nora pela terceira vez! E posso garantir que a afirmativa acima é verdadeira, pois toda vez que vi a mãe do meu marido como uma ameaça, uma inimiga, uma intrusa, o meu relacionamento é que sofreu com isso.

A sogra deve ser vista como uma aliada para que JUNTOS (genro ou nora) possam unir forças para atingir o objetivo maior de toda relação que é fazer o cônjuge feliz. Que mais uma mãe pode querer para o filho (a), além de saúde, é claro?

É quase impossível alguém alcançar a plena felicidade, se vê constantemente animosidade entre as pessoas que mais ama e quer bem.

A palavra de ordem é PACIÊNCIA de ambos os lados, pois com certeza, surgirão momentos e situações de embate que deverão ser sabiamente contornados (mas em qual tipo de relação isso também não ocorre?). Só se você tiver a infelicidade (e para alguns, a felicidade) de não ter mais sogra ou se ela morar em outro país ou planeta...

Eu sei que a sogra é vista, na maioria das vezes, como a vilã da história, tanto é que há diversas piadas e historinhas a respeito (vide as que postei), entretanto tente vê-la como uma amiga, uma pessoa como outra qualquer, que necessita também de atenção e carinho.

Fazendo isso, com certeza, a relação sogra-nora (genro) só poderá gerar bons frutos tanto para a vida a dois como familiar.

Dito isto, que tal você dar uma ligadinha para sua sogra desejando-lhe parabéns pelo dia de hoje ou quem sabe, não lhe compra uma mimo (um vasinho de plantas ou esse útil objeto aí ao lado, por exemplo...rsrsrs)?

As sogras agradecem!!!


4 comentários:

  1. Eu e minha sogra nos damos bem, na medida do possível.
    Digo isto porque depois que começamos os preparativos do casamento ela infelizmente surtou de uma forma negativa :/
    Diz que eu estou roubando o filho dela, que eu não sei fazer nada, que a minha comida é horrivel (sempre gostou!), e inclusive já me apresentou como a "faxineira" para os amigos dela. E o que mais me magoa é que nunca me chamou de nora...
    Mas eu tento fazer tudo o que você postou. Sou paciente e procuro nunca brigar, pois AMO muito o filho dela e vou fazê-lo feliz, e torço para que isso seja apenas uma fase ruim que passe logo, pois eu a admiro muito como esposa, empresaria e mulher.

    Beijo Tânia

    ResponderExcluir
  2. Cara noivinha,
    Infelizmente, existem casos que a mãe do noivo fica um pouco enciumada quando sabe que o "filhinho" vai casar e que ela terá que passar a dividir o seu amor e atenção com outra mulher, que ela passa imediatamente a ver como rival. Entretanto, torno a reafirmar que com paciência, amor e carinho tudo isso tende a passar e ela passará a enxergá-la como uma amiga e peça fundamental para a felicidade do seu filho.
    Que tal você ter uma conversa franca com ela - de mulher para mulher - dizendo como se sente em relação ao tratamento que ela tem lhe dispensado e de como você gostaria de ela vê-la como aliada para que, juntas, possam fazer a felicidade do filho. Seria também importante dizer a ela o que me disse: que a admira muito como esposa, empresaria e mulher. Acho que essa conversa só traria bons resultados.
    Toda sorte do mundo para você!
    Bjks,
    Tânia

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tenho uma sogra que é osso duro de roer. E todos esse comentários e respostas só veio a acressentar a minha vida. O que eu realmente não sei é como vamos falar do nosso noivado. Vou comemorar meu aniversário no dia 22/05 em uma pizzaria, e até compramos as alianças hoje 09/05. Éh! Mas ai surge a grande dificuldade! Como falar para a sogra e para a vó dele tb? Pq ele é filho único e foi criado com a Vó! Ai ai que mora a dificuldade. E nem vamos casar agora. Simplismente estamos dando mais um passo em nosso relacionamento.
    Posso chamá-la para participara do meu aniversário mas creio que ela não irá!
    E o mais engraçado de tudo é que eramos muito amigas antes de ter o namoro no meio, eu era só amiga do filho dela. Mas agora ela olha para mim de um jeito diferente. Parece que sempre está com raiva de mim. Já fiz de tudo. Dei presentes (não que eu queira comprá-la), já levei ao médico quando foi preciso, já levei ao serviço. Bem, já fiz de tudo. Mas parece que nada agrada a mulher. E olha que temos 5 anos e 3 meses de namoro.
    Um beijão
    Michelle - Brasília.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Michelle, eu sei que a fase pré-casamento é muito angustiante quando existem problemas com a sogra (ainda mais com a avó também!)e os problemas não deixarão de existir como num passe de mágica depois dele, é claro! Entretanto com amor, carinho, paciência e dedicação, a barreira existente entre sogra-nora tende a ruir.
    O que interessa, em primeiro lugar, é o tipo de relação que você tem com o seu futuro noivo. Caso seja de mor e cumplicidade, tente conversar com ele sobre a situação, mas sempre mostrando que você quer dar o melhor de si para que o impasse se resolva.
    Tente não falar mal da mãe/avó dele (tanto os filhos como as mães, normalmente não enxergam os seus defeitos), tente falar do seu sentimento, o que você sente com em relação à situação.
    Se o seu futuro noivo demonstrar para mãe/avó que será feliz ao seu lado, tudo ficará mais fácil. Competição não levará ninguém a nenhum lugar, pois não é o amor do seu futuro noivo que está em jogo, e sim o tipo de relação que você quer para você no futuro.
    Desejo a vocês toda a sorte do mundo neste novo e importante passo!
    Bjks,
    Tânia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado e faça três blogueiras felizes!

Related Posts with Thumbnails