2 de abril de 2009

BOLOS ARTÍSTICOS

Sem dúvida, o bolo é um dos pontos de destaque da festa (pelo menos para mim!) e normalmente segue a tendência da época. Atualmente, segundo a cake designer Vera Andrade, as noivas estão preferindo o bolo com linhas modernas e decoração mais clean.

Ele deve ser personalizado com o gosto de cada noivinha e cada detalhe deve ser bem planejado, de acordo com a decoração e estilo da festa. Os brancos ou quase brancos ainda ganham na preferência, seguido de perto pelos cobertos de chocolate ou em tons pastéis.

A massa branca, tradicional, é ainda uma das mais pedidas, entretanto a de chocolate e nozes vem ganhando cada vez mais espaço nos casamentos, por serem um tanto ou quanto, inesperadas.

Existem diversos recheios, mas os mais requisitados hoje em dia, além do disputado chocolate, são os de baba de moça, nozes ou damasco. O ideal é que se escolha no máximo dois ou três recheios para as três camadas de praxe, um contrapondo aos outros, isto é se dois dos recheios forem muito doces, contrabalance com um menos doce. Assim o bolo ficará menos enjoativo.

Para as pessoas que gostam de um bolo mais molhadinho, algumas cake designers já oferecem caldas para acompanhar a fatia do bolo. As minhas preferidas são as de laranja e damasco. Caso a sua boleira não faça a calda, opte por um recheio que permita entranhar melhor na massa, como o de baba de moça, por exemplo. Por experiência, o de doce de leite tende a ressecar mais.

Toda essa introdução é para dizer que, apesar de estarmos na etapa de escolha da fotofilmagem, já começamos, concomitantemente, a degustastar alguns bolos, pois há muitos bons profissonais na área, dos quais queremos conhecer o trabalho.

Iniciamos bem, com a Rosely Bonfante. Agendamos um horário por telefone e quem nos atendeu foi o seu simpático filho, Fernando, em uma sala em Copacabana. O bolo que degustamos era de massa branca e recheio em três camadas só de baba de moça, servido com calda de laranja. Divino! Bem melhor do que lembrava quando provei em ocasião do casamento da minha outra filha, Juliana, há quatro anos. Também faz minibolos já entregues em caixinhas.

Outro dia, fomos conhecer e provar os bolos da Dirce Correa em seu próprio apartamento também em Copa, uma senhorinha com jeito de vó, como minha filha bem disse. Degustamos um de massa branca com recheios de brigadeiro branco, brigadeiro trufado e nozes. Achei um pouco doce, mas ela disse que é porque tinha sido descongelado no micro-ondas o que tende a acentuar o doce. Então, nos trouxe um pouquinho de recheio de damasco para fazer o contraponto. A Paula, amou o bolo! Achou que tinha gosto de bolo caseiro, e além do mais, também gostou da sua execução, em comparação ao da Rosely. Infelizmente, ela não poderá fazer o bolo para nós, pois justamente neste dia (15 de novembro) ela estará em São Paulo para o aniversário de 15 anos de sua neta. É uma pena!

Mas, como ainda vamos conhecer outros trabalhos, ainda encontraremos, com certeza, outro que agrade a noiva. Assim espero!

Para facilitar a vida de vocês, segue os contatos dessas e de outras cake designers:


ROSELY BONFANTE
Av. Santa Clara, 50/821 - Copacabana
tel: (21) 2545-0353
Fatia do bolo com uma calda: R$ 7,00

DIRCE CORREA
Av. Santa Clara, 330/cob. - Copacabana
tel: (21) 2236-7859
Fatia do bolo: R$ 8,00

CASAL GARCIA
(Fizeram o bolo de casamento da minha outra filha)
tel: (21) 2714-2192 / 2613-6537

ANA SALINAS
Praça Saens Pena – Tijuca
tel: (21) 2752-5120
http://www.anasalinas.com.br/

VERA ANDRADE
tel: (21) 2576.8851 • 3294.8347 • 8162.6291


Aguardo outras sugestões!


6 comentários:

  1. Mãe,
    Vamos em tantos lugares que vc acabou confundindo o sabor do bolo da D. Dirce: lembro que eram recheios claros, acho que de brigadeiro branco e nozes, não lembro, mas com certeza não era de brigadeiro trufado. Até hj lembro do gostinho, pois não resisti e comi 2 pedaços, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Filha,
    Não quero ser teimosa, mas ainda acho que tenho razão. Ou será que a idade? rs
    Bjins,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Fui num casamento no Bosque da Gávea, no Alto da Boa Vista e tive o prazer de saborear um bolo delicioso da Sra. Wanda Cardoso. Para quem tiver interesse de conhecer o trabalho dessa artista entre no site www.wandacardoso.com
    Fui fazer a degustação do bolo e tive a surpresa de me encantar também com os doces finos. SÃO DELICIOSOS e LINDOS!! Recomendo a todas as noivas e noivos :)

    ResponderExcluir
  4. Daniel,
    Muito bom saber que o blog também tem leitores do sexo masculino! Fique de olho, pois em breve farei posts especiais para vocês, noivos.

    Muito obrigada, pela indicação da Sra. Wanda Cardoso. Pelo o que você falou e pelo que vi no site parece que é realmente uma excelente profissional. Vou logo, logo marcar uma degustação!:D

    ResponderExcluir
  5. EU QUERO FAZER UM BOLO BRANCO E VERMELHO MAIS SEPARADOS NAUM UM EN CIMA DO OUTRO VC ACHA QUE VAI FICAR BONITO? E ELES ESTÃO USANDO BOLO AINDA ASSIM?........JESSICA

    ResponderExcluir
  6. Jéssica,
    Pessoalmente, prefiro os bolos na apresentação tradicional (um em cima do outro), entretanto se esta é realmente sua vontade e tiver certa que combinará com o estilo e a décor do seu casamento, não hesite em fazê-lo.
    Um forte abraço e felicidades!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado e faça três blogueiras felizes!

Related Posts with Thumbnails