9 de março de 2009

BARBIE - 50 ANOS

Hoje a boneca mais vendida do mundo completa 50 aninhos! E sem botox.... Quem tem menos de 40 e nunca quis uma Barbie que atire o primeiro sutiã!

A mais cobiçada era a Barbie Noiva, claro, além dos acessórios, roupas, carros, casa e móveis. Só as minhas filhas tiveram várias!

Ah, não podemos esquecer também do seu eterno e único namorado: o Ken. Pena que ele anda meio sumido por aqui...

Produzida pela Mattel e desenhada pelo designer Jack Ryan, Barbie foi lançada na Feira Anual de Brinquedos de Nova York em 9 de Março de 1959. Desde a sua criação, pela empresária Ruth Hadler, dona da fábrica de brinquedos, a boneca Barbie se torna a cada ano mais bonita, mais famosa e mais elegante.

Atualmente, entretanto, com as vendas em baixa e a concorrência em alta, a Barbie terá seu exército de marketing reforçado. Nesta semana, ela vai subir à passarela da New York Fashion Week, que começa na quinta-feira.

Cinquenta renomados estilistas vão comemorar o seu aniversário com um desfile de roupas em tamanho normal, inspiradas nas bonecas.

O evento incluiu um vestido de noiva da badalada estilista Vera Yang a ser vendido por US$ 15 mil e o lançamento pela Mattel de uma linha para mulheres de cosméticos e outra, de maquiagem.

A Barbie hoje é comercializada em mais de 150 países e agrada crianças de todas as idades… Muitos grandinhos chegam a pagar pequenas fortunas para ter bonecas exclusivas com vestidos criados por grandes designers e estilistas famosos.
Super fashion, rica, chique, sempre antenada com as últimas tendências da moda, símbolo de mulher de sucesso, beleza e juventude, a cinquentona (viva, nós!!!) vem sendo integrante ativa das mudanças e comportamentos sociais.

Através das roupas que veste, inclusive os vestidos de noiva (a fábrica estima já ter produzido mais de 1 bilhão de peças), percebe-se claramente, década após década, as mudanças que o mundo vem sofrendo, principalmente em relação à moda.

Para ilustrar, uma foto de um modelito de 1963:




Barbie também vestiu cópias de vestido de noiva de celebridades como, por exemplo, o lindo vestido da atriz Elizabeth Taylor, usado no clássico filme “Father of the Bride”, de 1950 e o de Priscila Presley do seu casamento com Elvis Presley, em 1967.




Estilistas famosos também criaram modelitos para a famosa boneca:


Badgley Mischka - 2004


Carolina Herrera - 2005

Monique Lluilier - 2006

Reem Acra - 2007

Vera Wang - 2008


Todos os vestidos são lindíssimos e dá até para tirar alguma idéia para o seu, não acha?


Curiosidade: Li hoje no Estadão, que atualmente, a Barbie tem encontrado dificuldades para ser aceita entre as crianças japonesas. Sendo assim, a Mattel vai tentar atrair os adultos com um enxoval cheio de lacinhos, nervuras e bordados com a marca da boneca. A linha da Barbie Noiva, que estará disponível em junho, será vendida apenas no Japão, como uma tentativa de emplacar a marca em um país onde predominam as vendas da boneca rival, Licca-Chan (que tem a feição e as características do corpo das japonesas). Uma vez que, a marca de roupa já esteja estabelecida, então poderão voltar a atenção para o alvo principal - as crianças. Deste modo, qualquer noiva japonesa poderá usar um vestido da Barbie para ir ao altar. Quem se habilita?

Um comentário:

  1. Muito bonita sua reportagem, eu trabalho com roupas personalizadas pra essa boneca, e digo , ela enfeita muito o ambiente, alias qualquer ambiente, ate uma festa de casamento numa linda mesa.Se desejarem visitar meu trabalho é so clicarem aqui: http://roupasparabarbie.spaces.live.com/
    email roupasparabarbie@hotmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado e faça três blogueiras felizes!

Related Posts with Thumbnails